CHUPETA: AMIGO OU INIMIGO DO BEBÊ? MITOS E VERDADE SOBRE O USO DO ACESSÓRIO

CHUPETA: AMIGO OU INIMIGO DO BEBÊ?
CHUPETA
CHUPETA

A “chupeta”, também conhecida como “chupeta de bebê” ou “chupeta infantil”, é um objeto que muitos pais e cuidadores usam para acalmar e tranquilizar bebês e crianças pequenas. Ela é uma espécie de bico de borracha ou silicone que se assemelha ao mamilo da mãe e pode ser chupado pela criança para conforto.

Em termos gerais, a chupeta não pode ser considerada nem vilã nem mocinha. Ela é simplesmente uma ferramenta que pode ser útil em certas situações, mas que também pode apresentar alguma proteção.

Por um lado, a chupeta pode ter efeitos positivos, como acalmar a criança, ajudar a diminuir o choro e a ansiedade, e até mesmo prevenir a síndrome da morte súbita do lactente (SMSL) quando usada durante o sono. Além disso, o ato de sugar a chupeta pode ajudar a desenvolver os músculos da boca e melhorar a coordenação motora oral.

Por outro lado, a chupeta pode ter alguns efeitos negativos, como prejudicar o aleitamento materno, causar problemas retidos quando usado por muito tempo, e interferir no desenvolvimento da fala e da linguagem. Além disso, em alguns casos, a chupeta pode ser um obstáculo para a aprendizagem de habilidades de autorregulação, fazendo com que a criança dependa dela para se acalmar em vez de desenvolver outras estratégias.

Portanto, a chupeta não é necessariamente boa ou ruim, mas sim uma escolha que deve ser feita com base nas necessidades e circunstâncias individuais de cada criança e família. É importante conversar com um profissional de saúde para entender melhor os prós e contras da chupeta e decidir se ela é a melhor opção para o seu filho.

Conto com a sua inscrição no Instagram, hein?! Prometo que trago, sobretudo, conteúdo de qualidade para facilitar a sua vida.

Ah! Se você gostou desse post, leia também: ANDADOR DE BEBÊ: AJUDA OU PREJUDICA.

Você Também Pode Gostar​

MANCHA MONGÓLICA EM BEBÊS
MANCHA MONGÓLICA EM BEBÊS

MANCHA MONGÓLICA EM BEBÊS
É bastante comum que os bebês nasçam com manchas, que também são conhecidas como manchas de nascença.

Deixe um comentário

Mais Lidos...