TESTE DO APGAR – ATENÇÃO À SAÚDE DO RECÉM-NASCIDO

TESTE DO APGAR - ATENÇÃO À SAÚDE DO RECÉM-NASCIDO

TESTE DO APGAR – ATENÇÃO À SAÚDE DO RECÉM-NASCIDO

O teste de Apgar é um método de avaliação rápida do estado de saúde de um recém-nascido logo após o parto. Ele foi desenvolvido pela médica anestesiologista americana Virginia Apgar em 1952 e é realizado geralmente entre os primeiros minutos de vida do bebê. O teste de Apgar avalia cinco sinais de desempenho: frequência cardíaca, muscular, tônus ​​muscular, reflexos e cor da pele. Cada um dos sinais é avaliado em uma escala de zero a dois pontos, totalizando um máximo de dez pontos. Os resultados ajudam a equipe médica a avaliar a necessidade de cuidados especiais para o bebê. Os resultados do teste de Apgar não são definitivos e não substituem uma avaliação completa do recém-nascido, mas fornecem uma orientação inicial do estado geral de saúde do bebê e ajudam a orientar as intervenções médicas necessárias para ajudar o bebê a se adaptar à vida fora do útero.

Qual é o Apgar normal?
O escore de Apgar pode variar de 0 a 10, sendo que um escore de 10 indica um recém-nascido em excelente condição de saúde e um escore de 0 indica que o bebê está em estado grave. No entanto, é raro que um bebê obtenha a pontuação máxima de 10 pontos no primeiro minuto após o nascimento, uma vez que é normal que alguns sinais levem um tempo para se estabilizar.
Um resultado considerado normal no teste de Apgar é aquele que varia entre 7 e 10 pontos. Escores entre 4 e 6 indicam que o bebê precisa de assistência para estabilizar os sinais de resistência, e escores abaixo de 4 indicam que o bebê está em risco de complicações e precisa de atenção médica imediata.
É importante lembrar que o teste de Apgar é apenas uma avaliação rápida do estado de saúde do recém-nascido e que outros fatores, como o histórico da gravidez e do parto, também devem ser levados em consideração na avaliação do estado de saúde do bebê.

Qual profissional realiza o teste Apgar em bebês?

O teste de Apgar é geralmente realizado por um profissional de saúde treinado e capacitado, como um médico, enfermeira obstetra ou parteira, que está presente no momento do nascimento do bebê. O profissional responsável pelo teste avalia rapidamente a condição do recém-nascido e atribui uma pontuação para cada um dos cinco sinais acreditados, que são: frequência cardíaca, atlética, tônus ​​muscular, reflexos e cor da pele. É importante que o profissional de saúde esteja atento e realize o teste de Apgar logo após o nascimento do bebê para avaliar rapidamente a condição do recém-nascido e identificar a necessidade de intervenção médica imediata para garantir a saúde e a segurança do bebê.
TESTE DO APGAR – ATENÇÃO À SAÚDE DO RECÉM-NASCIDO
 

Siga nosso Instagrampara acompanhar conteúdos incríveis.

Leia também Guia para Mamãe.

 

Você Também Pode Gostar​

MANCHA MONGÓLICA EM BEBÊS
MANCHA MONGÓLICA EM BEBÊS

MANCHA MONGÓLICA EM BEBÊS
É bastante comum que os bebês nasçam com manchas, que também são conhecidas como manchas de nascença.

Deixe um comentário

Mais Lidos...